Serra da Estrela




Do pico da serra em si, na zona da torre, não tenho boa impressão. Vi duas "torres" em metal com mau aspecto, um centro comercial que também merecia uma renovação, viagens de teleférico a 5€ - não imagino quanto possa ser na época alta! -, e uma roulote da Olá com música pimba com o volume demasiado alto, ou seja, interferindo no espaço individual de quem estivesse até pelo menos 100m do local, o que me parece absurdo. 

Sendo o local que é, afinal de contas a Serra da Estrela é um local turístico que move milhares de portugueses até lá sempre que neva, pessoalmente imaginava que o espaço estivesse cuidado. 

Da viagem fica o cenário percorrido até lá e depois de lá. Adorei o vale glaciar e houve uma sensação dentro de mim que não sei como explicar, mas como se de algo maior se tratasse. Adorei Manteigas e a floresta à volta. De certo modo é bastante similar ao Alto Minho e, estando a viver num lugar onde há pouca água e árvores só mesmo amendoeiras e oliveiras, esta viagem tornou-se uma lufada de ar fresco - literalmente, pois a temperatura era mais baixa, talvez pela altitude, mas também pela humidade provocada pela existência de água.